A Terapia CranioSacral



A Terapia CranioSacral®️, conforme desenvolvida pelo médico osteopata John Upledger, é uma técnica manual que tem por objetivo identificar e tratar restrições e bloqueios teciduais prejudiciais ao bem-estar e à funcionalidade do corpo.





O terapeuta identifica, por meio de toques sutis (“ausculta”), desequilíbrios apresentados no ritmo craniossacral, e estimula o corpo a desbloquear e liberar as restrições e tensões presentes , atuando em conjunto com a sabedoria de cura e auto reparação que são inerentes ao corpo.

Esse ritmo é um dos primeiros a se manifestar no corpo, desde que ocorre o fechamento do tubo dural no feto ainda no período embrionário . O ritmo se manifesta no corpo como um todo, de forma leve, em ciclos de “expansão” e “retração” em sincronia com a produção e absorção do líquido que banha o sistema nervoso, contido dentro das meninges.

Durante a sessão, os estímulos se concentram principalmente nos locais do corpo em que há grande densidade de membranas (chamados de diafragmas) e ao longo do “eixo” formado desde o crânio até o sacro - por isso a denominação da técnica.

Desse modo, o tratamento permite otimizar e reequilibrar a função do sistema neuroendócrino , assim como do sistema imunológico . Esse é o caminho da saúde . É uma abordagem suave que atua em “parceria” com o corpo, sendo indicada a todas as idades e, especialmente durante a gestação , não só para tratar disfunções ou sintomas, como também para melhorar a qualidade de vida e saúde , incentivando as trocas e a circulação de forma global.

Dentre muitas das indicações, podemos citar: dores crônicas, enxaquecas e dores de cabeça, distúrbios causados pelo estresse e pela tensão, lesões traumáticas, psicossomáticas , depressão , insônia , pânico , hiperatividade e ansiedade , disfunções do sistema nervoso central ou hormonal, endometriose , dificuldades para engravidar , problemas ortopédicos na coluna, fadiga e cansaço crônicos, doenças autoimune , entre outros.

O dr. John Upledger dizia: “A distância mais curta entre dois pontos é a intenção”, para definir seu conceito de ação terapêutica em auxiliar o corpo nos seus processos. O corpo já sabe o que necessita fazer, mas muitas vezes precisa desse apoio suave e assertivo (convite) para poder realizá-lo.



marque uma consulta