Reintegração Psico-física no Tratamento de Traumas



O Tratamento da Trauma com crianças pode caracterizar-se pelo rápido processamento em atender aos objetivos de minimizar o sofrimento da criança, resgatar a mesma para fazer suas atividades cotidianas e prevenir as seqüelas de desenvolvimento no que tange à aprendizagem, relacionamento social e capacidade de enfrentamento das situações novas.






A integração de abordagens pode incorporar o trabalho na terapia com crianças e proporcionar um referencial clínico para auxiliar no processamento de experiências negativas que as mesmas tenham vivenciado e que não conseguem elaborar. O Tratamento da Trauma é uma abordagem compreensiva e fisiológica para um cérebro em desenvolvimento.


Os sintomas comportamentais, emocionais e de saúde mental são originados da estocagem mal adaptada de eventos anteriores da vida. No futuro, quando essas experiências estocadas são ativadas, o paciente experiencia perturbações e disfunções em sua vida atual.


As memórias são uma combinação de dados sensoriais, pensamentos, emoções, sensações físicas, e um sistema de crença. Quando intervimos na primeira infância, já estamos dando ao cérebro a possibilidade de criar novas vias, inclusive a de ativar de forma saudável o processamento de experiências... sejam elas quais forem.


O Tratamento da Trauma em crianças está indicado para:

- Traumas e experiências dolorosas ao nascimento como intervenções médicas ao nascer, internações e procedimentos cirúrgicos no recém-nascido;

- Fobias evidentes na primeira infância;

- Transtorno de ansiedade;

- Pânico;

- Luto;

- Enurese noturna;

- Divórcio dos pais;

- Distúrbios de aprendizagem;

- Pesadelos, terror noturno.



marque uma consulta