PALMILHAS PROPRIOSEPTIVAS



Ao avaliar o paciente, entendemos suas disfunções e possíveis lesões, assim como, os caminhos que o corpo percorreu para gerenciar estas compensações. Os desequilíbrios que começam nos pés ou pernas podem justificar uma má posição do quadril (bacia) que irá sustentar a coluna, justificando as dores. Desta forma, é importante lembrar que os pés são a base de tudo e que qualquer mudança na pisada irá refletir no corpo como um todo.






A avaliação de Palmilhas na clínica Bien Marcher (Podoposturologia) é realizada sempre por um profissional fisioterapeuta e osteopata. Ter esse conhecimento e entender onde tudo começou é fundamental para que possamos indicar uso de palmilhas e também conduzir os limites na avaliação mediante os testes clínicos realizados.

Ao colocar uma informação nos pés, é possível verificar o que isso reflete no corpo globalmente. A partir daí, avaliar se o corpo ficará bem equilibrado em cima desta informação, com olhos abertos e fechados, testar sua força e mobilidade considerando também o sistema nervoso central, visceral, miofascial e estrutural. Dores e inflamações e restringem mobilidade, assim como deformidades, traumas e cirurgias (pois a cirurgia é traumática também). Olhar para todos esses aspectos e entender até onde poderemos corrigir através dos pés, em cada momento é a chave do sucesso!

Somos pioneiros em Florianópolis com o trabalho e tratamento através das palmilhas. Elas são fabricadas em material importado da França e termomoldável. Hoje já são mais de mil palmilhas confeccionadas em nossa clínica circulando por aí!

O tratamento com palmilhas é bastante dinâmico, uma vez que são esperadas adaptações no corpo. À medida que o tratamento com fisioterapia evolui, as mesmas palmilhas são ajustadas, sendo remodeladas para atender às mudanças físicas do paciente.


Palmilha Feminina

O diferencial nas palmilhas femininas é que, neste caso, o material é extremamente leve e fino, permitindo adaptar as palmilhas aos sapatos e sandálias femininas.


Palmilha Esportiva

Nós da Bien Marcher contamos com materiais de alta tecnologia e performance para adaptar palmilhas esportivas, com o intuito de obter áreas com maior absorção de impacto, assim como áreas de maior impulsão. Mesmo em atletas altamente treinados, as mudanças são testadas e avaliadas para que a desprogramação e reprogramação músculo-esquelética aconteça de forma equilibrada, gerenciando melhor o desempenho, com menos riscos de lesões.


Palmilha para Lesões no Quadril

As palmilhas são muito indicadas nas lesões de quadril, uma vez que a bacia sempre acompanha os movimentos do calcanhar. Conseguimos corrigir a essa atividade através dos pés com muito sucesso.


Palmilha para Idoso

Nos casos de pacientes idosos, à medida que se instalam a degeneração, as deformidades e áreas de artrose, as palmilhas também são indicadas para dar conforto e melhorar a atividade músculo-esquelética.

Os benefícios do uso de palmilhas por idosos são a melhora da atividade circulatória e melhora do equilíbrio, promovendo uma boa mecânica da marcha com menos gasto energético. Isso pode ser fundamental pois, com o avançar da idade, os pacientes caminham com projeção do corpo pra frente ou para os lados em desequilíbrio. Com a idade, o medo de cair se torna frequente, muitas vezes decorrente da fraqueza muscular. Essa situação pode evoluir para uma dependência e o uso de cadeira de rodas. Mesmo nesta fase nós obtemos bons resultados, respeitando sempre os limites de cada paciente.


Palmilhas nos Pés e Joelhos Valgos

Muitas vezes a palmilha é indicada para correção dos pés valgos (ou seja, "para dentro") e joelho, quando a disfunção começa nos pés. Isso é realizado com sucesso quando entendemos os limites de correção do quadril, pois fazer esse movimento de direção da correção também dependerá da mobilidade presente nessa articulação da bacia.

Muitas vezes encontramos uma postura de pisar para dentro que é justificada por uma disfunção que começa no crânio. Essa postura inicia no nível do sistema nervoso central e desce pelo corpo, passando pelo sistema visceral (que reflete o sistema emocional). Muitas vezes, quando o acometimento é na bexiga, pode até chegar na linha dos pés, promovendo um fechamento e postura de proteção dos órgãos.

Temos que ter muito cuidado e entender os limites do corpo na hora da correção através de uma palmilha, entendendo que a palmilha trará conforto e incentivará adaptações positivas e bem aceitas globalmente, quando esse sistema nervoso central for respeitado.



marque uma consulta