Alguns pacientes encontram as causas de suas dores no seu sistema músculo-esquelético e isso já é muito abordado através das técnicas de terapia manual da fisioterapia ortopédica. Porém, muitos deles estão cúmplices do seu sistema miofascial (fáscias) como causa ou consequência de suas dores.
O Que São Fáscias?
Fáscia é uma membrana de tecido conjuntivo que conecta muitos músculos do corpo fazendo com que, juntos, eles consigam exercer a mesma função. Além disso, as fáscias tem papel importante na estabilização do corpo, pois durante o movimento, elas deslizam umas sobre as outras, com pontos de apoio nos diafragmas, permitindo que o movimento aconteça de forma harmônica.
Qual é a Diferença entre Sistema Fascial e Sistema Muscular?
É importante lembrar que as fáscias são gerenciadas pelo seu sistema nervoso autônomo, ou seja, você não as controla - assim como o seu sistema visceral.
Atualmente, sabemos que o sistema fascial é também viscero-somático e que absorve todas as suas emoções e percepções (muitas vezes inconscientes) de si mesmo e do seu meio. Em outras palavras: você tem controle sobre o seu sistema músculo-esquelético, podendo controlar uma atividade muscular, por exemplo, mas não tem controle sobre o seu sistema miofascial. Então, o que fazer?
Se você é um paciente "miofascial", não terá resposta ao tratar com técnicas músculo-esqueléticas somente. Será preciso avaliar cada caso, pois quando as lesões já estão mais avançadas, ambas as abordagens deverão ser complementares (músculo-esqueléticas e miofascial) e o tratamento é mais intenso e eficaz.
A técnica para Liberações Miofaciais mais indicada e completa é bastante antiga e conhecida na Europa: Cadeias Fisiológicas - Método Busquet (França). Esta técnica trata de forma eficaz o sistema fascial e viscero-somático (sistema nervoso) através das fáscias que se conectam ao longo do corpo.
Liberações Miofasciais é um trabalho integrativo. Descolar e liberar as fáscias também libera as muitas toxinas que estavam ali retidas (por isso é indicado beber muita água até dois dias após a sessão). Após o atendimento, o corpo entenderá que está mais livre, experimentando maior amplitude de movimento, sem dor.
As emoções e as memórias inconscientes também se expressam através do sistema miofascial. É importante lembrar que esses pacientes também devem ser tratados mediante uma abordagem direcionada ao seu sistema nervoso autônomo, muitas vezes através da Osteopatia Craniana e ou Barras de Access (ambas descritas no site) pois através dessa abordagem mais específica encontramos mais recursos para tratar a causa primária: onde tudo começou. Nestes casos específicos, o sistema nervoso central é quem dispara o comando que origina todas as essas tensões sobre o corpo. Esse paciente precisará tratar de forma integrativa o corpo e a mente.