PALMILHAS PROPRIOSEPTIVAS



Alguns pacientes encontram as causas de suas dores no seu sistema músculo-esquelético e isso já é muito abordado através das técnicas de terapia manual da fisioterapia ortopédica. Porém, muitos deles estão cúmplices do seu sistema miofascial (fáscias) como causa ou consequência de suas dores.






Alguns pacientes encontram as causas de suas dores no seu sistema músculo-esquelético e isso já é muito abordado através das técnicas de terapia manual da fisioterapia ortopédica. Porém, muitos deles estão cúmplices do seu sistema miofascial (fáscias) como causa ou consequência de suas dores.


O Que São Fáscias?


Fáscia é uma membrana de tecido conjuntivo que conecta muitos músculos do corpo fazendo com que, juntos, eles consigam exercer a mesma função. Além disso, as fáscias tem papel importante na estabilização do corpo, pois durante o movimento, elas deslizam umas sobre as outras, com pontos de apoio nos diafragmas, permitindo que o movimento aconteça de forma harmônica.


Qual é a Diferença entre Sistema Fascial e Sistema Muscular?


É importante lembrar que as fáscias são gerenciadas pelo seu sistema nervoso autônomo, ou seja, você não as controla - assim como o seu sistema visceral.

Atualmente, sabemos que o sistema fascial é também viscero-somático e que absorve todas as suas emoções e percepções (muitas vezes inconscientes) de si mesmo e do seu meio. Em outras palavras: você tem controle sobre o seu sistema músculo-esquelético, podendo controlar uma atividade muscular, por exemplo, mas não tem controle sobre o seu sistema miofascial. Então, o que fazer?


Se você é um paciente "miofascial", não terá resposta ao tratar com técnicas músculo-esqueléticas somente. Será preciso avaliar cada caso, pois quando as lesões já estão mais avançadas, ambas as abordagens deverão ser complementares (músculo-esqueléticas e miofascial) e o tratamento é mais intenso e eficaz.


A técnica para Liberações Miofaciais mais indicada e completa é bastante antiga e conhecida na Europa: Cadeias Fisiológicas - Método Busquet (França). Esta técnica trata de forma eficaz o sistema fascial e viscero-somático (sistema nervoso) através das fáscias que se conectam ao longo do corpo.


Liberações Miofasciais é um trabalho integrativo. Descolar e liberar as fáscias também libera as muitas toxinas que estavam ali retidas (por isso é indicado beber muita água até dois dias após a sessão). Após o atendimento, o corpo entenderá que está mais livre, experimentando maior amplitude de movimento, sem dor.


As emoções e as memórias inconscientes também se expressam através do sistema miofascial. É importante lembrar que esses pacientes também devem ser tratados mediante uma abordagem direcionada ao seu sistema nervoso autônomo, muitas vezes através da Osteopatia Craniana e ou Barras de Access (ambas descritas no site) pois através dessa abordagem mais específica encontramos mais recursos para tratar a causa primária: onde tudo começou. Nestes casos específicos, o sistema nervoso central é quem dispara o comando que origina todas as essas tensões sobre o corpo. Esse paciente precisará tratar de forma integrativa o corpo e a mente.



marque uma consulta