Infra-vermelho



Em nosso cotidiano lidamos o tempo todo com vários tipos de radiações, sendo que cada uma delas possui um tipo de comprimento de onda e, consequentemente, uma energia diferente da outra.


As radiações que são mais claramente percebidas são as cores, que ficam na região do visível. Mas conforme o espectro eletromagnético abaixo mostra, existem também outros tipos de radiações, e uma delas, que fica na região invisível aos nossos olhos, é a radiação infravermelha (IV).





Esse tipo de radiação recebeu esse nome em virtude de sua localização no espectro eletromagnético e da forma que ocorreu a sua descoberta, que foi realizada pelo astrônomo inglês William Herschel, em 1800. Ele sabia que a temperatura de um corpo é a medida da agitação térmica de suas partículas e que cada uma das cores na região visível possuía uma temperatura diferente. Quando ele colocava um termômetro de mercúrio na região de cada uma dessas cores, o resultado era que a temperatura aumentava pela incidência da luz, mas era mais rápido quanto mais próximo da extremidade vermelha.


Assim, ele experimentou colocar o bulbo do termômetro em uma região que ficava após o vermelho, que é uma região onde não há cor, isto é, faz parte da região invisível do espectro, e ele observou que nessa região o aquecimento era ainda maior. Desse modo, Herschel concluiu que deveria haver algum tipo de radiação que o nosso olho não percebesse e, visto que ficava antes da faixa vermelha, ele denominou de radiações infravermelhas (que significa "abaixo do vermelho").


Esse tipo de radiação é de baixa energia, considerada um calor superficial, sem contra-indicações (salvo o cuidado do Fisioterapeuta para evitar que queimaduras ocorram).


As lâmpadas infravermelhas são utilizadas em Fisioterapia Ortopédica com aplicação dirigida aos tecidos moles, especialmente músculos, tendões, articulações e pele. Seus efeitos terapêuticos são basicamente analgesia e relaxamento, através da produção de calor. Trata-se de uma técnica da Eletrotermoterapia que deve ser associada a manobras de terapia manual ou manipulação, a fim de se obter o melhor resultado terapêutico.



marque uma consulta