Abordagem Cranio-Sacral e o Tratamento Craniano



No início dos anos 1900, Sutherland ( 1843-1954), após palpar vários ossos da cabeça, concluiu que ela era dividida em várias partes e que estas se movimentavam entre si. Ao longo da sua vida, ele descobriu a presença das suturas, um tecido conjuntivo que une os ossos do crânio e que irá permitir o desenvolvimento e crescimento do cérebro (sistema nervoso central).






Quando nascemos, ainda somos um corpo fluídico e membranoso e ao longo do crescimento, os núcleos de ossificação darão origem aos ossos. Quando bebê, esses ossos são divididos em muitas partes e irão fundir ao longo do crescimento, cada uma a seu tempo.


Os movimentos e o fluxo de líquidos nesse sistema (dentro do crânio passando pela medula através da coluna) estimulam muitas estruturas importantes do sistema nervoso e podem refletir diretamente sobre a coluna. O sistema de membranas interno irá ligar todas as partes desse sistema, permitindo um movimento sincronizado onde todas as áreas do cérebro e do crânio serão estimuladas. Chamamos isso de "Respiração Primária". Esse movimento é esperado em toda a coluna até o sacro, o que chamamos de "Sistema Crânio Sacral".


A explicação vem da anatomia e se justifica pela presença de membranas que têm pontos de fixação no crânio e o sacro. Ou seja, a coluna é como uma "serpente", tudo que acontece na base do crânio irá refletir no final da coluna, e o contrário também será verdadeiro, como causa e consequência de um único sistema.


Quando a abordagem crânio-sacra é indicada? Abordagem crânio-sacra tem infinitas indicações, pois trará mobilidade estrutural para os ossos da coluna, aumentando espaços, liberando tensões que podem estar presentes ao longo da coluna e irá atuar sobre o sistema nervoso central.


Essa técnica irá ajudar:

- desprogramar dores crônicas;

- a dormir melhor;

- melhora no comportamento e humor;

- nas crises pânico, ansiedade e depressão;

- a aliviar as tensões e estresse;

- a desprogramar traumas e posturas da vida intra-uterina;

- na gestação traz alívio das dores e ajuda no pré parto .



marque uma consulta